14 de fev. de 2007

Economia ou Sociologia?

Aproximadamente 130 anos de divórcio. Quem produziu mais frutos, quem fez melhores predições?

Aposta: o fim da URSS e da maior parte do socialismo real tornou a discussão econômica menos "política" e, portanto, mais acessível ao público em geral.

Além disso, o desenvolvimento de outros ramos da economia, principalmente a teoria da escolha pública e o neo-institucionalismo, sem contar as incursões de Gary Becker e cia. nos mais diversos assuntos, equipou a ciência econômica de tal forma que ela se tornou capaz de enfrentar, de frente, os seus adversários sociólogos. Ou seja, se a sociologia já tinha perdido em sua análise econômica, passou a perder no seu próprio terreno.

Some-se a isso o fato de que as teorias econômicas se tornaram mais "testáveis", visto que hoje abundam dados e a realidade econômica se modifica a uma velocidade maior do que anteriormente. As escolas econômicas estão muito mais próximas do que, por exemplo, as escolas sociológicas.

Resumindo, eu vejo bastante futuro nos assuntos sociológicos, mas pouco na forma como os sociólogos tratam estes temas. Parece que atualmente se ocupam mais da crítica do discurso do que propriamente em analisar a realidade.



Nenhum comentário: