26 de jan. de 2007

Orto-doxia

Se alguém considera que os mecanismos de mercado são suficientes para garantir que um determinado resultado seja alcançado e a previsão não se realiza, o sujeito é chamado de fanático do livre-mercado. Já se alguém é a favor de uma intervenção estatal qualquer cujas conseqüências se revelam nefastas, nada acontece com ele. Ao contrário, pode inclusive ser elogiado pelo seu ecletismo, pelo seu zigue-zague teórico que apenas sustenta a velha retórica de sempre.

É verdade que os mecanismos de mercado não são, muitas vezes, suficientes para garantir um resultado que consideramos satisfatório. Como já disse anteriormente, estes mecanismos funcionam cercados por uma série de instituições, e o funcionamento das mesmas é fundamental para um melhor ou pior resultado obtido através deles. E a estrutura do mercado em questão também é fundamental para sabermos que tipo de resultado será produzido por mecanismos como competição, preço, lucro e salários.

Mas o fato do mercado operar dentro de uma estrutura que o supera não significa que a sua existência possa ser negada, ou o seu funcionamento fundamental modificado.

Nenhum comentário: