18 de mai. de 2007

Distribuir renda

99,9% das pessoas que clamam por uma distribuição mais igualitária da renda em jornais, revistas, universidades e programas de televisão possuem uma renda pessoal acima da renda média. Já fiz essa pergunta, mas a refaço agora: por que estas pessoas simplesmente não distribuem voluntariamente sua renda? Não importa se os mais ricos não distribuem suas rendas, visto que a renda igualitária só poderá ser alcançada se TODA a renda pessoal que se encontra acima da média for redistribuída para aqueles que ganham menos do que a média. Se o objetivo é a renda igualitária, não faz diferença se a renda inicialmente distribuída é de quem se encontra mais próximo da renda média do que aqueles que se encontram distantes, da mesma forma que não faz diferença redistribuir primeiramente entre aqueles que se encontram um pouco abaixo da renda média do que para aqueles que se encontram mais distantes.

A maior parte das pessoas, no entanto, responderá que a redistribuição deve começar dos mais ricos para os mais pobres. Será que isto não é indicativo que o objetivo perseguido não é a igualdade de renda, mas algum outro ideal não revelado?

Um comentário:

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Renato, na minha terra natal, lá no Ceará, já se dizia duas coisas:

1- O macaco não olha para o próprio rabo e;
2- Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

90% dos comunistas ou socialistas do Brasil ou de qualquer lugar do mundo possuem renda acima da média e apontam a pessoas como eu assalariado (e que ganho menos que eles) como um porco burguês.

Eu às vezes me pergunto se esta postura é muita esperteza ou muita ignorância, ou no fundo, o que eles querem mesmo não é igualdade e sim que os que tenha mais baixem ao nível deles, ou eles subam ao nível dos que tem mais.

Quer ver comunista mais fajuto que o Chico Buarque de Holanda?