13 de abr. de 2007

Pergunta 2

Se vocês pudessem mudar 5 coisas na administração do seu município, o que seria?

Se vocês pudessem mudar 5 coisas na administração do seu estado, o que seria?
Salário de políticos - nova idéia

O aumento salarial votado por um dado corpo legislativo só seria válido para o próximo que assumisse.

Exemplo: se os deputados federais votam seu próprio aumento, este só valeria para quem assumisse em 2011.

Uma regra complementar poderia ser a seguinte: se o político fosse reeleito, ele continuaria ganhando o mesmo salário do corpo legislativo anterior, corrigido pela inflação acumulada no período.

12 de abr. de 2007

O problema econômico I

O homem, para ser um agente econômico, precisa estar vivo. Mas para estar vivo, ele precisa obter recursos que o mantenham nesta condição. Mas esses recursos são obtidos justamente através de sua atividade enquanto agente econômico. Ou seja, a condição para a ação econômica é, ao mesmo tempo, uma das motivações para que ela ocorra.

Que estes recursos deixem de ser obtidos através da exploração direta e sejam conseguidos pela inserção do indivíduo numa ordem impessoal de mercado, é uma mudança significativa.

Se você conversar com a a maioria das pessoas, verá que o desemprego em si, mesmo um desemprego que provavelmente será temporário, é visto como um problema gravíssimo. E por quê? Porque é basicamente através do trabalho que o homem consegue a maior parte dos recursos que utiliza para satisfazer suas necessidades/preferências/gostos. Inclusive a obtenção dos recursos necessários para que ele permaneça vivo. Ou seja, a ausência de emprego é visto como sinônimo de fome e até mesmo morte. Apesar de que, na prática, dificilmente isto aconteça.

Como o trabalho é a fonte primordial da renda do indivíduo, todos os bens e serviços que ele precisa consumir para conseguir trabalhar também se tornam necessários. Podemos chamar esses bens de bens instrumentais, pois o seu consumo é um meio para que um outro objetivo seja atingido. Dada sua restrição orçamentária, o indivíduo escolhe consumir certas quantidades de x, y ou z. Mas para auferir a renda, ele precisa consumir outros bens que, de outra forma, escolheria não consumir.

O que quero dizer com isso? Que a forma como o indivíduo aufere sua renda influi nas escolhas daquilo que ele consome. Uma roupa apropriada, o transporte para chegar ao trabalho, um determinado nível de instrução para conseguir executar uma tarefa, certos hábitos de higiene.

11 de abr. de 2007

Novo texto nos Progressistas

Reginaldo Almeida: "O Aborto".

9 de abr. de 2007

Projetos a desenvolver

1-ajudar na fundação do Partido Libertário Brasileiro, primeiro na fase do Registro Civil e posteriormente na busca dos apoiamentos necessários para que o partido possa disputar eleições. Possíveis conseqüências do partido:

-tornar o liberalismo mais conhecido do grande público

-possibilitar a edição de livros liberais que nunca foram lançados em português, ou que hoje se encontram esgotados, através da fundação de uma editora do partido

-distribuir estes livros e outros livros liberais para as principais bibliotecas do país


2-manutenção do blog/comunidade do Orkut "Marxismo de Marx", com o objetivo de combater a influência persistente do marxismo vulgar e o enfrentamento direto do marxismo mais acadêmico e sofisticado. Enfoque nas falhas teóricas e não nas experiências do socialismo real.


3-criação do videolog sobre economia, utilizando como base o livro "Introdução à Economia" do Greg Mankiw. Previsto para o mês de julho.


4-manutenção do blog coletivo "Os Progressistas", reunindo artigos de conhecidos blogueiros liberais/democratas e de outros participantes da discussão virtual sobre liberalismo/democracia.

5-tentar manter este blog atualizado. Sugestões de temas a serem abordados? Queria acrescentar novos temas à Agenda Liberal. Desejo fazer referências mais diretas à burocracia/tributos como já sugerido, mas preciso conhecer melhor a lei para saber o que propor.

8 de abr. de 2007

Meu novo blog

O marxismo de Marx
:

"Blog criado para tirar dúvidas de estudantes e professores sobre o pensamento de Karl Marx."

Comunidade no Orkut: O marxismo de Marx.

Críticas e sugestões(e contribuições) são bem vindas.