18 de jul. de 2007

Liberdade

Voltei. Mas apenas para linkar uma lista de propostas reunidas po um membro do LIBER. Peraí, você não sabe o que é LIBER? O antigo Partido Libertário Brasileiro virou Libertários, e adotou a sigla LIBER.

Pois bem, o partido passa por uma série de dificuldades institucionais, que envolvem, por exemplo, a publicação de nossos programa e estatuto no Diário Oficial(o custo é alto). Enfim, o objetivo deste post é mostrar as idéias que circulam pelo partido, que não implicam, necessariamente, que todos concordem com todas as propostas listadas. Eu diria, na verdade, que a maioria concorda com os princípios que norteiam as justificativas para cada uma destas medidas, mas que não implica, necessariamente, em apoiar todas as propostas particulares listadas abaixo.

Mas não quero que julguem, de antemão, o partido como 'besteira', simplesmente por discordar deste ou daquele ponto. Eu pergunto: vocês concordam integralmente com algum partido existente? Provavelmente a resposta será negativa. Da mesma forma, não é preciso concordar integralmente com as propostas do LIBER para apoiá-lo. As propostas listadas no link, repito, ainda precisam ser melhor debatidas, mas eu afirmo, sem medo, que as nossas propostas são melhores do que as propostas de qualquer partido existente. Leiam todos os pontos e façam sugestões, elas serão bem-vindas. Mas digam francamente: dada as propostas deste link, vocês preferem algum partido existente atualmente ou escolheriam o LIBER como melhor alternativa, desconsiderando questões de possibilidade de vencer(que são importantes, é claro, mas que não cabem nesta discussão que proponho)?

O link está aqui.

2 comentários:

negoailso disse...

capítulo I

a produção de drogas poderá transformar o brasil em uma plantação de coca de papoula, de ganja [acho]

a descriminalização já implica em liberdade para os encarcerados pela conduta descriminalizada [p/ o exemplo dos crimes sem vítimas]

capítulo II

o fim do controle dos salários [que, nocaso, refere-se ao mínimo, não?] talvez seja uma meta mais razoável no futuro [tem alguma proposta de transição razoável?].

capítulo III

greves desde que pacíficas e de adesão voluntária - essencial, isso aqui tah uma ZONA


isso aí mano velho, vamos colocar as mãos na massa...

negoailso disse...

Quanto a transformação do país em plantação, acho que é um efeito colateral razoável se admitirmos a liberdade individual de fazer o que não prejudique outrem como direito indisponível. além do mais, posso ter exagerado ao comparar o Brasil com países menos [ainda] civilizados [cocaleros e opiáceos].entretanto, fica a questão...