10 de mar. de 2007

A falta de programa

O Estado que cuida apenas da segurança e da justiça é descartado com muita rapidez. Alguém duvida que grande parte dos problemas brasileiros seriam resolvidos se tivéssemos justiça e segurança?

Mas reformas relacionadas com estes ideais são descartadas como simplistas. Na verdade, a ideologia do reformismo social(ista) acaba por transformar questões de segurança e justiça como diretamente ligadas à engenharia social. É a única forma de sobreviver, de justificar seu programa.

Assim, um investimento importante que o governo pode assumir, como educação, se transforma na panacéia de todos os nosso problemas.

Só acabaremos com a violência, dizem, depois que as reformas propostas por eles forem aprovadas. Ou seja, prometem segurança e justiça como resultado do seu programa. Mas o mesmo não foi implementado com este intento. Marx, por exemplo, nunca deu valor algum à questão da criminalidade. Afinal, o conflito social se baseava basicamente numa relação voluntária entre burgueses e proletários, que esconderia, no fundo, uma relação de exploração.

Nenhum comentário: