6 de mar. de 2007

Pergunta imbecil, questão interessante

Outro dia, bisbilhotando no Orkut, encontrei uma pessoa fazendo a seguinte pergunta:

"levando em consideração que determinado trabalho tem que ser feito, se alguem se dispõe trabalhar sem remuberação está tirando a oportunidade de trabalho remunerado de um profissional, aumentando o indice de desemprego, diminuindo o consumo, contribuindo para que profissionais qualificados aceitem sub-empregos ou caiam na informalidade, diminuindo a arrecadação,etc

a atual onda de trabalho voluntario incentivada até por empresas seria um tiro no pé ?"

A dúvida é imbecil, sem dúvida. Mas a questão é interessante, e investigá-la pode ajudar a revelar melhor o caráter da economia.

Uma outra questão, em parte paralela: o que aconteceria se as pessoas maximizassem o bem estar alheio e nunca o seu? Não, esqueça o Estado. Falo do indivíduo, ao agir de maneira privada, se esforçar apenas em satisfazer o bem estar do outro, não se importando em nada com o seu próprio, apenas enquanto o mesmo serve para satisfazer o bem estar do outro. Será que algum economista já se deu o trabalho de modelar o funcionamento de uma economia "solidária"?

E se utilizássemos outros mecanismos que não o preço para a alocação de recursos? Novamente, não me refiro ao Estado obrigar que os recursos sejam alocados de outra forma, mas sim que as pessoas, ao agir, escolhessem agir de forma alternativa.

Nenhum comentário: