30 de abr. de 2007

Comentando os comentários

Christian Rocha pergunta:"Seu post sugere que os economistas conseguem entender essas três coisas. Eu, como não sou economista, gostaria muito de entendê-las."

É verdade que o meu post sugere isso. Eu diria que os economistas possuem vantagem, pelo menos nessa área, por tentarem entender porque os pobres fazem essas escolhas, ao invés de simplesmente negarem qualquer racionalidade nessas decisões. O que não significa, é verdade, que os economistas sejam unânimes nas explicações dadas.

Antes de me aprofundar na explicação dos economistas, vou expor a surpresa com que essas constatações são recebidas pelos outros:

"famílias mais pobres tem, em média, mais filhos que as famílias mais ricas"

Famílias mais pobres possuem menos recursos do que famílias mais ricas. Famílias mais ricas possuem melhores condições de criar um número maior de filhos. Que uma família com menos recursos tenha mais filhos que uma mais abastada é 'irracional'.

"são justamente as pessoas mais pobres que gastam uma parcela mais significativa de sua renda em drogas como cigarro e bebida"

O nível de consumo de uma pessoa pobre se encontra bem abaixo do nível de uma pessoa rica. Faria sentido, portanto, que o pobre dedicasse uma parcela ínfima de sua renda consumindo drogas(ou até mesmo nenhuma), visto que existem muitos outros bens que ele teria que consumir para se aproximar do nível de consumo de uma pessoa rica. Ao consumir grande parte de sua renda com drogas, o pobre distancia ainda mais o seu nível de consumo do nível do rico. Gastar o seu dinheiro com drogas é, portanto, 'irracional', pois ele prejudica a si mesmo ao agir assim.

"pobres tem maior probabilidade em se viciar em jogos de azar"

Pessoas ricas já consomem uma quantidade considerável de bens, e a utilização de uma parcela pequena do seu dinheiro em jogos traria perda ínfima. Já para uma pessoa com recursos tão limitados quanto um pobre, utilizar sua renda em jogos diminui ainda mais o dinheiro disponível e conseqüentemente o seu nível de consumo. Novamente, este seria um comportamento 'irracional'.

Posteriormente, explorarei os equívocos destes raciocínios. Enquanto isso, comentários são bem vindos.

Um comentário:

Cláudio disse...

Acho que outra confusão que existe é entre os termos "racional" e "inteligente". Um pessoa completamente idiota pode fazer coisas absolutamente racionais, embora calcadas em premissas e dados completamente errados.