31 de jul. de 2006

Leis de Ferro da Crítica Política

1. Não importa a nossa opinião, os governos agirão independente dela(casos externos, lógico). Só nos resta estudar a situação, fazer previsões, acompanhar os fatos, analisar as conseqüências.

2.O mundo não é um tabuleiro de War. Problemas políticos são estruturais. Não se solucionam matando alguém ou um grupo. Não existem "vencedores" e "perdedores". Apenas as conseqüências dos atos.

3. Não existem "cidadãos do mundo". Cada indivíduo está tão embebido em suas circunstâncias que a falta de uma cultura como mediadora dos conflitos torna o relacionamento mais conflituoso, e não mais "natural".

4. Ninguém está submetido à ONU. Não existe governo mundial, apenas países soberanos que se relacionam em palcos do internacionalismo virtual. Se alguém duvida, é só ler a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU. Uma organização que aceita membros que não respeitam seu documento mestre não pode requerer nenhuma autoridade.

5.Existe direito sem Estado, mas não existe direito sem força. O Conselho de Segurança é isso mesmo: os países com maior força militar.

6.É verdade que os países mais poderosos exercem influência sobre os menos poderosos. Mas é falso dizer que a vida cotidiana de um país seja determinada(e nem mesmo condicionada) a tal ponto que não exista uma dinâmica própria. Não se pode confundir controle direto(colonialismo), intervenção regular(imperialismo), guerra aberta e diplomacia como se fossem a mesma coisa.

Nenhum comentário: