1 de ago. de 2006

As reações emocionais

Uma reação emocional facilmente identificável é aquela que, longe de fazer a defesa da ação de uma pessoa pelas idéias, o faz através do sentimento. Por exemplo, os elogios feitos à resistência. Seja iraquiana, libanesa ou cubana. A resistência pode ser avaliada pela sua eficiência, ou por proteger algo que se considera valioso. No primeiro caso, é um conceito positivo. No segundo, é normativo.
Por exemplo, a resistência japonesa durante a segunda guerra mundial é elogiada devido ao auto-sacrifício dos militares. Ou seja, foram eficazes em prolongar a situação de um conflito que estava virtualmente perdido.Mas a natureza do regime japonês nos sugere que o Japão estaria melhor se a resistência tivesse sido desastrosa. Da mesma forma, os estados escravocratas americanos resistiram à investida dos estados do norte.
Um outro aspecto interessante do conceito de resistência é que só resiste quem está sendo constantemente atacado. Se não é necessário que quem resista tenha sido atacado primeiro, é de se supor que quem resiste está em desvantagem militar. Claro, essa não precisa ser uma condição eterna, como podemos ver na tensão entre ingleses e alemães no período 1939/1945.

Nenhum comentário: