30 de jan. de 2007

Post especulativo(com intenção de suscitar mais perguntas do que respostas)

Freqüentemente observo certos ambientalistas argumentando que a ação antrópica estaria acelerando o fim de uma grande quantidade de espécies, quebrando um pretenso equilíbrio da natureza, que seria modificado por um processo lento e gradual de adaptação dos organismos vivos, levando mais a uma reposição do que propriamente à extinção das espécies.

Eu sou bastante cético quanto a este tipo de argumentação. Se pensarmos, por exemplo, nos eventos que levaram à extinção dos dinossauros, não importa em qual teorias acreditemos, veremos que um processo criado pela própria natureza modificou um pretenso equilíbrio na biosfera, não de maneira marginal, mas de forma abrupta e violenta. Milhões de espécies foram extintas, e qualquer teoria de reposição liquidada, já que várias das possibilidades da evolução "como poderia ter sido" foram simplesmente eliminadas.

Além disso, o equilíbrio na biosfera se forma a partir das condições dadas. Ou seja, a partir do momento em que a ação humana se torna um dado, o próprio aspecto do equilíbrio na biosfera se modifica. Ao mesmo tempo que provocamos a extinção das mais variadas espécies, criamos condições que alimentam a expansão de outras.

Nenhum comentário: