1 de fev. de 2007

Vantagem evolutiva das teorias contraditórias

Uma teoria contraditória possui a vantagem de poder ser refutada nos seus próprios termos. Desta forma, não é preciso questionar os pressupostos da teoria para não segui-la. A vantagem está no fato de que, mesmo a teoria se revelando falsa, ela consegue transmitir os seus conceitos-chave para o futuro. É diferente, por exemplo, de uma teoria que é coerente mas falsa. Para deixar de segui-la, é preciso ter contato com teorias rivais que a possam substituir.

Um exemplo clássico de teoria contraditória é o marxismo. Quem quer que o já tenha estudado com um pouco mais de profundidade consegue perceber a contradição das suas teses. Mesmo os pensadores marxistas indicam a fragilidade do pensamento de Marx, ao condenar com veemência o marxismo vulgar.

Mas o que se chama de marxismo vulgar não é nada mais que o próprio marxismo. Todas as tentativas de "reformular"* o marxismo sempre se utilizam de conceitos que são verdadeiros corpos estranhos na obra de Marx. Provavelmente estes pensadores, em algum momento, abandonarão o marxismo. Mas será que se tornarão livres dos conceitos marxistas?

O marxismo, enquanto ideologia, se alimenta do seu próprio fracasso.

*analisar a validade dos conceitos marxistas, em separado, é distinto de analisar o marxismo enquanto sistema coerente. O que eu defendo é justamente que o marxismo é auto-contraditório, e somente admitindo a contradição fundamental do marxismo é possível julgar a validade do seu instrumental, caso a caso. Se não se reconhece a contradição do marxismo, os seus conceitos são sempre salvos quando se faz referência a outros conceitos do próprio marxismo.

Nenhum comentário: