Este post será o lugar para todo e qualquer comentário a respeito deste assunto. Sempre que o mesmo voltar, colocarei um link para cá, lugar reservado para o debate.
A discussão está toda fora de lugar. Não é a legalização que deve ser discutida, mas sim a proibição. Gostaria de reconhecer uma razão LIBERAL para que as drogas sejam proibidas.
Não gostar de viciados não é uma razão liberal. Dizer que pessoas que usam drogas cometem mais crimes também não, visto que os indivíduos devem ser responsáveis pelas escolhas que fazem, e não se pode punir aquele que usa drogas sem cometer nenhum crime. O mesmo vale quanto ao acesso facilitado que as crianças teriam às drogas, visto que o estabelecimento de uma multa criaria um incentivo para que os locais de venda evitassem este tipo de prática, e o dinheiro hoje gasto para combater a venda de drogas para todos seria utilizado apenas para combater seu uso entre crianças(a dura repressão ao tráfico que ainda continuaria a existir).
Não vejo nenhuma razão para que drogas sejam proibidas, o que é distinto de enxergar razões para que elas não sejam consumidas. Mas permitir que drogas sejam vendidas não torna o seu consumo compulsório, nem significa que os indivíduos não possam se engajar em campanhas contra o seu uso.
Até hoje, nunca li um argumento a favor da proibição das drogas que não fosse estatista, intervencionista, anti-liberal e anti-capitalista.
update:
Renato,
Não entendi uma coisa: se o comércio de todas as drogas deve ser legalizado, por que continuar propondo uma dura repressão ao tráfico?
Abs."