8 de ago. de 2006

Ativismo de resultados

Governo irlandês critica U2 por transferir bens para Holanda

O governo irlandês criticou o grupo de rock U2, especialmente o vocalista Bono, por ter transferido parte de seu império milionário para a Holanda por razões fiscais.A banda seguiu o exemplo dos Rolling Stones, que desde 1972 têm depositado todos os seus rendimentos provenientes de direitos autorais para a Holanda, onde, diferentemente de outros países, não são aplicadas taxas sobre os royalties.
Segundo a imprensa irlandesa, a U2 Ltd., sociedade que administra os direitos autorais da banda estimados em cerca de 690 milhões de euros (US$ 886 milhões), teria iniciado a transferência de capital de Dublin para a Holanda no dia 1º de junho.
O governo irlandês criticou prontamente Bono, que durante as campanhas pela luta contra a pobreza no terceiro mundo pediu várias vezes a Dublin para aumentar as ajudas econômicas destinadas aos países em desenvolvimento.
"Tendo ouvido Bono falar da necessidade do governo irlandês destinar mais fundos à Ireland Aid [canal pelo qual o governo de Dublin presta sua ajuda aos países pobres], me surpreende que o U2 não esteja disposto a contribuir de maneira igualitária com as taxas do Estado, como todos os outros contribuintes irlandeses", declarou um porta-voz do Ministério das Finanças.
Nos dias anteriores, Bono já havia sido alvo de críticas até mesmo de seus fãs no âmbito das causas sociais, após um fundo de investimentos do qual faz parte investir quase US$ 300 milhões para adquirir 40% da Forbes Media, o grupo editorial norte-americano símbolo do capitalismo mais ferrenho.

Nenhum comentário: