13 de ago. de 2006

Direita e esquerda - primeira apreciação

Norberto Bobbio possui um ensaio muito interessante intitulado "Direita e Esquerda", no qual defende a atualidade e validade desses termos. Ao longo do livro, analisa as várias tentativas de interpretar o significado dos mesmos.

Sua tese é de que direita e esquerda se definem mutuamente, ou seja, não são definições ahistóricas. Mas, apesar disso, são definidas por certas tendências: a direita, de maneira geral, tenderia a ressaltar a desigualdade existente entre as pessoas, enquanto que a esquerda valorizaria mais a igualdade. Esse é um debate sem fim e sem solução, afinal os homens são, ao mesmo tempo, iguais e desiguais. E nem a direita defende a desigualdade absoluta(que seria a lei do mais forte) e nem a esquerda defende a igualdade completa(tanto que a fórmula marxista para uma sociedade comunista começa com "a cada um de acordo com a sua capacidade").
Direita e esquerda seriam, portanto, posições "metafísicas"(o autor não usa esse termo, só para esclarecer), irredutíveis entre si. O autor também acusa que qualquer posição intermediária pressupõe que existam os extremos, portanto qualquer tentativa de "síntese" ou idéia de "terceira via" não desqualifica a oposição fundamental.

Nenhum comentário: