21 de jan. de 2007

Financiando o liberalismo

O leitor Reginaldo Almeida escreveu: "Por que não montar uma ONG que recebesse doações e comprasse tiragens de livros clássicos e os doasse a bibliotecas públicas e escolas? Liberalismo também é altruismo. Eu pagaria do meu bolso se soubesse que era para garantir um país melhor para mim (quando voltar) e para os meus filhos. "
Eu acredito que não precisamos criar uma ONG para isto. A burocracia de uma ONG apenas complicaria nossa vida.
Mas eu também estou dentro. Financiaria, com prazer, a compra de livros clássicos para garantir o seu acesso ao grande público.
E estes livros seriam doados para quem? Não para todas as bibliotecas, muito custoso e pouco produtivo. Penso, em primeiro lugar, nas universidades. Mas não qualquer universidade, penso nas universidades públicas. Em primeiro lugar, as universidades federais. Garantir que cada uma delas tenha estes livros. Em segundo lugar, as universidades estaduais, como desdobramento do esforço inicial de doação destes livros para as federais. E, mais tardiamente, as bibliotecas dos grandes colégios que possuam Ensino Médio, públicos e privados.
Claro, se algum Instituto quiser financiar a nossa iniciativa, aceitaremos de bom grado. Mas quem decidirá os livros a serem distribuídos seremos NÓS, e não o Instituto. Nada de livros escritos por políticos que se travestem de intelectuais, ou de intelectuais que se travestiram de políticos para depois se travestirem tardiamente de intelectuais, vazios e sem conteúdo algum.
Já temos duas pessoas interessadas em financiar este projeto, eu e o Reginaldo. Mais alguém?

Um comentário:

Anônimo disse...

GABIRU

no estado de miséria em que vivemos o altruísmo é quase uma bênção;

Peter Drucker alertava que invenstimento-esmola pode ser pernicioso quando gasta-se à toa ou para fomentar a corrupção; mas as soluções apontadas, bibliotecas de universidades federais, residuamente estaduais e, depois grandes colégios não parecem encaixar-se em nenum dos dois tipos.

quem conhece o dono de alguma editora que publique obras liberais?