11 de jan. de 2007

Profundidade x superficialidade

Da mesma forma que distingui posição crítica de disposiçção crítica, acho importante distinguir a profundidade de uma teoria da sua veracidade. Não acho que uma teoria verdadeira se distingua de uma falsa pela sua superficialidade; ao contrário, tendo a acreditar que ambas as teorias, a verdadeira e a falsa, podem ser defendidas de forma mais ou menos superficial. O confronto entre uma teoria apresentada de forma profunda e uma teoria apresentada de forma superficial dará sempre vitória à teoria apresentada com mais nuances. Mas isso não significa que seja impossível apresentar a teoria adversária de forma mais rica. Ao contrário, se um determinado assunto pôde ser teorizado de maneira mais aprofundada, isso é um indicativo de que a outra teoria também pode obter um maior grau de profundidade. A profundidade está no assunto, não na teoria.

O marxismo vulgar não ganha do liberalismo sofisticado. O marxismo acadêmico ganha do liberalismo de panfleto. Mas não é essa a questão. Ele "ganha" o debate porque trata de temas que a outra teoria, quando apresentada de maneira simplificada, não consegue nem arranhar. O mais honesto seria pensar: "como a teoria adversária poderia vir a tratar desses temas?". Aí sim teríamos um confronto justo, a saber, entre duas teorias sofisticados, para saber qual delas é mais capaz de explicar a realidade.

É verdade que uma teoria verdadeira avança nosso nível de conhecimento de tal forma a podermos formular teorias mais sofisticados. Mas isso só ocorre depois de termos reconhecido determinada teoria como mais próxima da verdade do que outra. Enquanto estamos decidindo, precisamos considerar nossas alternativas como igualmente válidas e, portanto, avaliá-las em suas formas mais complexas.

Nenhum comentário: