12 de mai. de 2007

Cientista

Um cientista não precisa saber metodologia da ciência para ser um bom cientista. Na verdade, um bom cientista é aquele que desenvolve boas teorias, ou critica de maneira eficaz as teorias correntemente aceitas.

Compreender a metodologia da ciência e, mais especificamente, o objetivo e escopo de sua área, pode contribuir para que o cientista desenvolva melhores teorias e críticas. Mas não constitui o objetivo essencial de sua prática, enquanto cientista.

A ciência não foi criação intencional de um homem ou grupo de homens em particular. A sua organização posterior foi intencional, mas ninguém planejou que a ciência surgisse. Foi preciso que o fenômeno social chamado ciência tivesse se desenvolvido para que fosse deliberadamente pensado.

Um cientista é um cego. Opera através de regras que não compreende por completo, e almeja um resultado que não pode ser conhecido a priori.

Além disso, há a questão do custo de oportunidade: uma hora de dedicação a questões de método é uma hora a menos se dedicando a questões científicas. E também as vantagens oriundas da especialização.

Claro, há cientistas que produzem mais ao adentrar em questionamentos metodológicos e de definição do campo estudado(por exemplo, Hayek). Mas isso não significa que todos os cientistas sejam igualmente dotados de capacidade para esmiuçar esse tipo de questão.

No fundo, o avanço da ciência não depende de que todos os cientistas façam aquilo que é importante para o avanço da ciência, mas sim que haja uma divisão do trabalho científico. a especialização naquilo que se faz melhor.

Nenhum comentário: