5 de fev. de 2007

Importante distinção

Há muito tenho observado que certo pensamento ferrenhamente anti-socialista tem sido encarado, por alguns socialistas e mesmo socialdemocratas, como representante típico da posição liberal. E não de qualquer posição liberal, mas justamente da posição mais extrema.

Mas o fato de alguém se opor de maneira estridente contra o socialismo não significa que esta mesma pessoa endosse a posição liberal. É preciso que se explicitem as razões pela qual esta se opõe ao socialismo. A forma estridente pode esconder, na verdade, a falta de razões e o excesso de sentimentos contrários à alternativa socialista.

O irracionalismo chega a tal ponto que até mesmo reformas liberais propostas por socialistas são rejeitadas por serem defendidas pelos socialistas. A verdade é que certo pensamento anti-socialista se baseia numa visão dos socialistas como grupo de eternos conspiradores, sempre com intenções maléficas não-reveladas. Esta forma de encarar a questão política não alimenta o debate, nem indica porque o socialismo seria uma alternativa ruim. É uma posição tipicamente da Guerra Fria, quando a alternativa socialista se confundia com a ingerência moscovita, ou seja, havia uma oposição de cunho nacionalista ao socialismo. O problema é que o mesmo nacionalismo também se opunha ao capitalismo das multinacionais.

O anti-socialismo liberal é uma postura conseqüente da adesão a certos princípios que a alternativa socialista viola por completo. Sem entender que princípios são estes, a postura anti-socialista pode muito bem passar a defender alternativas que, embora contrárias ao socialismo, também são anti-liberais.

Um comentário:

Anônimo disse...

não sei, mas isso deve ser por causa da questão de Descartes das maçãs podres, o que é ruim em parte, em tudo é ruim. E também da vaidade. Essas coisas não são propriamente irracionais como vc disse, mas, antes, passionais.