24 de mar. de 2007

Comentando os comentários

Resposta ao meu teste sobre conhecimento de economia("por que um médico ganha mais que um pedreiro?").

"Claudio disse...

Já ouvi coisas como "Porque ele estudou mais"

Aí eu retruco:

"Mas o Ronaldinho não estudou mais que o médico..."

E a tréplica:

"Pois é, um absurdo, não?" "

Esta é uma resposta típica, que confunde questões positivas com questões normativas.

Uma questão positiva se refere a fatos, enquanto uma questão normativa se refere a juízos de valor.

Por exemplo, um mercenário é remunerado por seu trabalho, e provavelmente a maioria de nós considera que este tipo de trabalho não deveria existir. Mas isto não muda o fato de que existe um mercado no qual você pode contratar alguém para eliminar outras pessoas, e que existe um preço que normalmente é pago por este tipo de serviço.

O economista suiço Wilhelm Röpke costumava dizer, com muita sabedoria, que certas questões estão além do mercado, mas o tratamento destas questões não deve ignorar que exista um mercado.

Mas voltando à questão, mesmo excluindo o caso do Ronaldinho, a resposta dada ao Claúdio não responde a uma outra pergunta: "por que um médio ganha mais do que um professor de história?"

Um comentário:

Cláudio disse...

Engraçado como, no final, tudo acaba na boa e velha oferta vs demanda. Por exemplo, numa comunidade de imortais, provavelmente o médico ganharia beeeem menos que qualquer profissional. Normalmente, as pessoas dão mais valor à vida que a conhecimentos de história. Por outro lado não é todo mundo que se interessa por história. Mesmo se houvesse uma oferta igual de médicos e professores de história, a disputa pelos primeiros seria muito mais acirrada do que por estes últimos.