14 de jan. de 2007

Grandes temas políticos

1-Discutíamos se a mudança dos governantes deveria ser hereditária ou feita através de uma eleição. A eleição venceu.

2-Instaurada a rotina das eleições, passou-se a discutir quem estaria habilitado a votar. O voto, de censitário e restrito aos homens alfabetizados, passou a englobar os não-proprietários, as mulheres e os analfabetos.

3-As obrigações feudais, que regiam as relações no campo, foram abolidas, tanto formalmente, pelo Instituto do Direito, como de fato, pelos processos de industrialização e urbanização.

4-A escravidão, como base das relações sociais e econômicas, foi abolida.

5-Primeiro, o mundo conhecido se expandiu, com a descoberta das Américas e a marcha em direção aos continentes africano e asiático. A Europa dominou o Mundo. Mas, aos poucos, passou a perdê-lo. Primeiro, na virada do século XVIII para o XIX, com a independência das colônias americanas. Depois, no mundo pós- segunda guerra, com o processo geral de descolonização.

6-A moral separou-se da religião, que deixou de ser oficial, e a liberdade religiosa foi garantida. Inclusive a liberdade de não seguir nenhuma religião.

7-O casamento deixou de ser religioso e transformou-se em rito civil. Secularizado, possibilitou que ambas as partes pudessem romper a união, se assim o quisessem.

Os 7 pontos anteriores só despertam polêmica na margem. O grosso do nosso espectro político atual concorda com os 7 pontos enunciados acima. Os países cujo grosso do espectro político rejeita a maioria ou mesmo algum desses 7 princípios são normalmente vistos como "atrasados". E pensar que, no passado, cada um desses temas era suficiente para definir a posição do sujeito na luta política.

Nenhum comentário: