17 de jan. de 2007

Liberalismo - confusões recorrentes III

Incoerência. Um discurso é incoerente quando defende posições que são contraditórias. Mas será que essas posições são realmente contraditórias? Um discurso possui embasamento teórico. Só podemos julgar sua coerência se remetermos à teoria que o sustenta. Quando acusamos alguém de incoerente, normalmente julgamos a partir da teoria que consideramos correta, e não pela teoria que aquela pessoa considera. Esse é um erro, na verdade. O discurso nos parece incoerente porque, se fosse dito por nós, baseado nas nossas crenças, se apresentaria de forma diferente. Só que isso não significa que o mesmo deva acontecer com o discurso alheio.

Um marxista considera um socialdemocrata como incoerente, pois julga a posição socialdemocrata a partir da ótica marxista. Seria mais correto o marxista dizer que considera a posição socialdemocrata como insustentável, ou mesmo falsa.

Coerência é condição necessária, mas não suficiente, para que um discurso seja verdadeiro. A maioria das teorias interessantes são coerentes, mas falsas. Incoerência normalmente é cometida por aquele que tenta adotar uma posição eclética, combinar todas as outras posições. Mas isso é marginal na história do pensamento humano. E também deveria ser no debate político.

Nenhum comentário: